-
Arquitetos: DCA, Langjiu Group
- Área: 30000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Xiaoguang Lin, Li Zhou, Kai Wang
-
Fabricantes: Chengdu Dajiaoya Bricks Company, Panzhihua Steel, Zhuhai Jingyi Decoration Company
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Armazém de Licores Erlang encontra-se situado na cidade homônima de Erlang, no condado de Gulin, província de Sichuan, sudoeste da China. Erlang é conhecida como a principal produtora do Licor Langjiu, um dos dois principais componentes do famoso molho de soja Baijiu, o qual é produzido ao longo do vale do rio Chishui. Inspirados pela cultura e história do lugar, o Langjiu Group decidiu projetar e construir uma moderna fábrica de licores em Erlang, sendo o Armazém o primeiro e mais importante projeto a ser inaugurado em sua nova sede de Langjiu.
Tecnicamente falando, o Armazém de Licores é um edifício industrial concebido para abrigar os tradicionais jarros cerâmicos onde o licor destilado repousa antes de ser envasado e expedido; entretanto, como o primeiro projeto construído em nossa nova sede, nós do Langjiu Group concebemos esta estrutura funcional para ser algo a mais que um mero edifício industrial, e para isso foi necessário reinventar esta tradicional tipologia da arquitetura chinesa.
Uma Arquitetura do Lugar. Em primeiro lugar, nós do Langjiu Group acreditamos que a arquitetura deve respeitar a paisagem natural, cultural e histórica na qual se insere. Dito isso, é importante ressaltar que o Armazém de Licores encontra-se implantado em meio à um exuberante vale encastoado na montanha. A fim de melhor acomodar a estrutura do Armazém no terreno, causando o menor impacto possível na paisagem natural, utilizamos o edifício como uma forma de vencer a diferença de nível entre uma extremidade e outra do lote, encaixando cuidadosamente cada uma de suas funções em diferentes níveis através de uma série de plataformas escalonadas. Desta forma, o Armazém parece integrar-se perfeitamente à topografia do terreno, como se ali sempre estivesse estado.
Um Armazém Contemporâneo. O Armazém é uma das tipologias mais tradicionais da arquitetura vernacular chinesa e como tal, faz parte da cultura local, principalmente ao que se refere à fabricação dos famosos Licores de Langjiu. Desta forma, este não é apenas um mero edifício industrial e portanto, os materiais utilizados deveriam expressar esta ambivalência entre o tradicional e o moderno. Basicamente, para a construção da estrutura do Armazém utilizamos tijolos de barro, os quais imediatamente nos fazem lembrar dos jarros de cerâmica utilizados na produção dos Licores. A cor terrosa e o padrão da fachada de tijolos também realçam a qualidade introvertida e serena do edifício do Armazém. Além disso, alguns elementos arquitetônicos locais foram utilizados para reafirmar o nosso comprometimento e respeito para com esta tão importante tipologia da arquitetura tradicional chinesa.
Um Lugar para Estar e Experimentar. Concebemos o projeto do Armazém de Licores não apenas para ser um espaço funcional voltado à produção e armazenamento, mas principalmente como um espaço de estar, convívio e experimentação. Assim, projetamos este edifício como um roteiro ou uma espécie de percurso no qual os visitantes são convidados a descobrir todos os encantos da propriedade. Para equalizar as diferenças de nível do terreno, incorporamos ao projeto um praça de acesso elevada, um elevador turístico além de uma série de escadas rolantes e pequenos terraços de observação ao longo do percurso. Com isso, os visitantes podem desfrutar desta experiência sem interferir no funcionamento e operação do edifício.
Ressonância e Diálogo. “Nosso objetivo é estabelecer poderosos atributos fenomenológicos no espaço e assim, elevar a experiência da arquitetura à um nível ideológico.” -- Steven Holl. Uma boa arquitetura é aquela que encontra ressonância na experiência do espaço, nas características específicas do lugar e no seu contexto cultural único. É aquela que através de suas características contemporâneas, é capaz de despertar a nossa imaginação e estabelecer um diálogo com o passado. Acreditamos que o Armazém de Licores de Erlang é exatamente um pouco disso tudo, um projeto de arquitetura que realça todas as características únicas desta paisagem única.
Carinhosamente apelidado de Jarro Gigante, o espaço de armazenamento foi construído com cerca de 150.000 tijolos de barro, estabelecendo uma espécie de trama aberta que faz deste o principal elemento compositivo da estrutura do Armazém. A complexidade de suas formas não é resultado, apenas do legado da expertise e tradição construtiva local, mas uma forma de estabelecer um diálogo com a paisagem natural, histórica, cultural e social de Langjiu.
Sua trama aberta garante a circulação constante de ar fresco, estabelecendo um microclima perfeito para o processo de maturação do licor além de manter a concentração de álcool no ar em um nível seguro. O espelho d'água é um elemento recorrentemente utilizado nas casas da região e portanto, é algo que faz sentido ser utilizado neste projeto. Além disso, a água favorece o processo de resfriamento evaporativo ajudando a controlar a temperatura interna do armazém nos dias mais quentes do verão. Desta forma, o Armazém oferece o ambiente ideal para o armazenamento dos requintados licores que fazem de Erlang conhecida no mundo todo.